Futura geração Al Gore

No intuito de proceder à realização de um trabalho para a Área de Projecto, cujo tema principal é o Ambiente, decidimos tornar pública a discussão de várias alternativas amigas do ambiente. Como tal, agradecemos toda e qualquer contribuição dos internautas que queiram viabilizar este projecto e, quem sabe, abrir novos horizontes na descoberta de soluções para problemas tão flagrantes como o que aqui discutimos.

Para aqueles que iniciam a viagem agora e também para os outros que já a iniciaram, saudamo-vos “Geração Al Gore”: Apertem os cintos recicláveis e boa viagem!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Juntos pela Terra - Earth Hour 2009


A Humanidade vai unir-se no combate as alterações climáticas, seja inteligente e junte-se a esta causa. Entre as 20H30 e as 21H30, da noite de 28 de Março apague as luzes de sua casa e alie-se ao movimento Hora do Planeta 2009.
São inúmeras as cidades que apoiam este movimento, entre as quais Lisboa, Cidade do Cabo, Chicago, Copenhaga, Dubai, Hong Kong, Istambul, Las Vegas, Londres, Los Angeles, Manila, Cidade do México, Moscovo, Nashville, Oslo, Roma, San Francisco, Singapura, Sydney, Toronto e Varsóvia, etc.
Lisboa adere ao movimento desligando as luzes do Cristo-Rei, da Ponte 25 de Abril, do Palácio de Belém, do Mosteiro dos Jerónimos, da Torre de Belém, do Padrão das Descobertas, do Castelo de São Jorge, dos Paços do Concelho e do Museu da Electricidade deixando-os iluminados apenas pela lua.

terça-feira, 17 de março de 2009

Mitos e factos Eólicos

1º Mito: Parques eólicos não reduzem as emissões de gases de efeito de estufa

Facto: Cada MWh produzido evita a produção de 1 tonelada de gases de efeito de estufa, alem de que uma turbina eólica de 2 megawatt reduz emissões de 6000 toneladas destes gases por ano;

2º Mito: Reduzir a quantidade de energia produzida por uma central de carvão, reduz a sua eficiência e provoca mais gases de efeito de estufa

Facto: A verdade é que estas estações podem reduzir as suas produções cerca de 20% afectando minimamente a sua eficiência.

3º Mito: Gasta-se mais energia para construir as turbinas eólicos do que aquela que é gerada por elas.

Facto: A energia gaste é totalmente recuperada pela quantidade gerada

4ª Mito: Os Parques eólicos não são credíveis

Facto: O gerador implementado na turbina armazena energia existindo sempre alguma reservada para uma eventual emergência. A previsão da velocidade do vento associada a uma boa localização da turbina, permite a obtenção de bons rendimentos energéticos.

5º Mito: Os parques eólicos provocam instabilidade nas redes eléctricas

Facto: O alargamento da rede eólica associada ao melhoramente da “previsão do vento” ajudarão a indústria eólica a disponibilizar mais energia na rede pública.

6º Mito: Parques eólicos não geram muita energia

Facto: No fim de 2005 existia uma capacidade energética de 59000 MW. A energia eólica tem ganho força por todo o mundo já tendo sido implementada em países como a China, Índia, Canada, em países europeus, entre outros. As turbinas eólicas conseguem actualmente converter 50% na energia gerada em electricidade, estando ainda em processos de evolução.

7ª Mito: As turbinas eólicas têm baixo ou nulo rendimento no tempo quente.

Facto: Informações provenientes das estações meteorológicas em várias locais mostram que a velocidade do vento é maior nas tardes de Verão do que nas manhãs.

8º Mito: Parques eólicos são caros e requerem financiamento do governo

Facto: A energia eólica não tem gastos ou riscos no fornecimento de petróleo, possui baixos custos de manutenção e não produz gases de efeito de estufa pelo que é uma fonte segura e competitiva de energia. Os governos apoiam qualquer investimento na área das energias renováveis.

9º Mito: Parques eólicos não criam postos de trabalho e não beneficiam a comunidade.

Facto: Globalmente, o sector eólicos já empregou 235000 pessoas, a maioria delas em cargos altamente qualificados.

10º Mito: Parques eólicos são barulhentos.

Facto: Apesar de as turbinas produzirem algum ruído, é possível conversar debaixo duma sem ter de elevar o tom de voz.

11º Mito: As turbinas eólicas afectam os ecossistemas, dizimando um grande numero de aves.

Facto: Durante a última década, conclui-se que os parques eólicos e a vida selvagem conseguem coexistir com sucesso. O impacto destas estruturas na vida selvagem é mínimo.

12º Mito: Os parques eólicos podem desencadear fogos

Facto: Tendo em conta que as ligações de alta voltagem e que os componentes inflamáveis estão debaixo da solo, o risco de ocorrência de fogo é muito reduzido.