Todos os dias ouvimos notícias relativamente ao ambiente e a toda a polémica que está a ser gerada em torno do tema. Estados Unidos, China, Austrália...todas as grandes potências mundiais são referidas constantemente quer nos media quer em livros. Mas o comum dos mortais, perante estes nomes pomposos, pode cair no erro ao pensar que os efeitos das alterações climáticas irão passar ao largo do nosso país. Engana-se! Apesar de se encontrar na cauda da Europa, nos últimos lugares de muitas tabelas estatísticas, Portugal irá ser afectado por estas mudanças se nada fizermos para o evitar. Assim, como meio de divulgação, aventuramo-nos a enfrentar alguns riscos:
Secas prolongadas alternadas com episódios de precipitação intensa (com inundações severas);
Deterioração da qualidade da água em algumas regiões;
Maior risco de incêndios incontroláveis;
Desertificação do Alentejo com o desaparecimento das espécies vegetais tradicionais;
Aparecimento de malária e de outras doenças tropicais;
Desaparecimento de florestas e dos recursos económicos e naturais que elas representam;
Em 2080 algumas zonas do país poderão ter 4 meses por ano com temperaturas iguais ou superiores a 35ºC, o que trará problemas abismais ao nível da saúde e do turismo;
Pressão de migrações em massa das populações que perdem o seu modo de vida nas regiões de África mais afectadas e procuram refúgio na Europa.
Surpreendidos? Mesmo que ainda estejam cépticos relativamente a esta verdade inconveniente, o melhor a fazer é dar o benefício da dúvida e começar a ter pequenos gestos amigos do ambiente.
Futura geração Al Gore
No intuito de proceder à realização de um trabalho para a Área de Projecto, cujo tema principal é o Ambiente, decidimos tornar pública a discussão de várias alternativas amigas do ambiente. Como tal, agradecemos toda e qualquer contribuição dos internautas que queiram viabilizar este projecto e, quem sabe, abrir novos horizontes na descoberta de soluções para problemas tão flagrantes como o que aqui discutimos.
Para aqueles que iniciam a viagem agora e também para os outros que já a iniciaram, saudamo-vos “Geração Al Gore”: Apertem os cintos recicláveis e boa viagem!
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Portugal no futuro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário