Futura geração Al Gore

No intuito de proceder à realização de um trabalho para a Área de Projecto, cujo tema principal é o Ambiente, decidimos tornar pública a discussão de várias alternativas amigas do ambiente. Como tal, agradecemos toda e qualquer contribuição dos internautas que queiram viabilizar este projecto e, quem sabe, abrir novos horizontes na descoberta de soluções para problemas tão flagrantes como o que aqui discutimos.

Para aqueles que iniciam a viagem agora e também para os outros que já a iniciaram, saudamo-vos “Geração Al Gore”: Apertem os cintos recicláveis e boa viagem!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

13 Razões para dizer NÃO à Energia Nuclear em Portugal

  1. A energia nuclear não resolve o problema das mudanças climáticas, pois não é uma energia limpa em termos de emissões de gases de efeito de estufa.
  2. Os valores de consumo de energia eléctrica em Portugal são superiores aos que realmente seriam necessários. Assim, se nos preocuparmos em não desperdiçar tanta energia, os gastos energéticos seriam reduzidos e a energia nuclear desnecessária.
  3. Portugal dispõe de condições climáticas favoráveis à implementação de energias renováveis, conseguindo, então, fazer face às suas necessidades energéticas. Para além disso, a energia nuclear não gera tantos empregos como a solar e eólica.
  4. A resolução dos problemas energéticos em Portugal não passa pela instalação de uma central nuclear, porque a energia nuclear pode apenas produzir electricidade, que só representa cerca de 20% do consumo total de energia do país.
  5. A energia nuclear tem elevados custos que não são amortizados pela procura.
  6. Apresenta elevados riscos na sua manutenção e transporte. Esta opção não apresenta vantagens a nível ambiental.
  7. A construção de centrais nucleares implica a importação de materiais, o que provoca dispêndio de energia e degradação ambiental.
  8. A Europa está a tentar resolver os problemas ambientais não enveredando pela energia nuclear. Portugal como país pertencente à União Europeia não deverá contradizer esta tendência.
  9. Não é um desenvolvimento sustentável pois os resíduos apresentam um período de degradação muito longo, comprometendo as gerações futuras.
  10. A possível construção de uma central nuclear visa resolver problemas ambientais de agora, o que não se irá verificar visto que a sua execução dura entre 10 a 15 anos.
  11. Ainda não se tem conhecimento total das consequências trazidas pela energia nuclear.
  12. As centrais nucleares são vistas como uma potencial arma, pois podem tornar-se um alvo de ataque à segurança do país, causando uma verdadeira catástrofe ambiental, social e económica. Deste modo, a construção de uma central nuclear gera instabilidade geopolítica.
  13. Seria difícil escolher um local para uma central nuclear em Portugal, tendo em vista a disponibilidade de água e a segurança a nível, por exemplo, sísmica.