Com o desenvolvimento científico e tecnológico, actualmente, dispomos de diversos métodos para aproveitar o que o sol nos dá. Dentro desses métodos destacam-se os colectores solares e painéis fotovoltaicos. No entanto, para adquirirmos estas energias necessitamos de pagar pequenas fortunas.Será que não existe uma forma de criar estes dispositivos em casa?
Futura geração Al Gore
No intuito de proceder à realização de um trabalho para a Área de Projecto, cujo tema principal é o Ambiente, decidimos tornar pública a discussão de várias alternativas amigas do ambiente. Como tal, agradecemos toda e qualquer contribuição dos internautas que queiram viabilizar este projecto e, quem sabe, abrir novos horizontes na descoberta de soluções para problemas tão flagrantes como o que aqui discutimos.
Para aqueles que iniciam a viagem agora e também para os outros que já a iniciaram, saudamo-vos “Geração Al Gore”: Apertem os cintos recicláveis e boa viagem!
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Na minha opinião este tema é bastante interessante assim como o tema das energias renováveis no geral. Acho que deviam explorar isto, talvez com as vantagens deste tipo de energias (assim como as desvantagens) realçando a sua importância para substituir a utilização de combustíveis fósseis. Podiam também falar sobre alguns tipos de tecnologia ainda não totalmente desenvolvida como a do Hidrogénio.
Num caso um pouco diferente, relacionado com a energia nuclear (que apesar de tudo é interessante), ouvi falar de uma eventual alternativa ao urânio, o tório que é muitíssimo mais seguro do que o urânio na medida em que para cada átomo de tório se desintegrar é necessário um protão. Para isto é necessário um acelerador de protões (que consome muita energia e que não está totalmente desenvolvido). Assim para que a reacção se dê é necessário que este aparelho esteja activo. Se houver uma falha de energia, o acelerador de protões pára e a reacção também, logo não há perigo nenhum de explosão (a reacção não é espontânea só por si. Não origina uma reacção em cadeia). Para além disto produz muitos menos resíduos (10000 vezes menos) do que o urânio (e menos energia mas seria rentável)(eu acho isto interessante como uma alternativa eficaz no caso de se conseguir desenvolver esta tecnologia).
Relativamente a este texto, acho que uma continuação era bastante interessante (eu até carreguei no título para ver se tinha continuação....)
Boa sorte e bom trabalho!!
Manuel Gonçalves ;)
Oops desculpem o tamanho do comentário....
Agradecemos ter partilhado a sua opinião connosco. Não se preocupe com o tamanho do comentário. Para nós apenas a sua opinião importa.
Obrigada
Enviar um comentário