Futura geração Al Gore

No intuito de proceder à realização de um trabalho para a Área de Projecto, cujo tema principal é o Ambiente, decidimos tornar pública a discussão de várias alternativas amigas do ambiente. Como tal, agradecemos toda e qualquer contribuição dos internautas que queiram viabilizar este projecto e, quem sabe, abrir novos horizontes na descoberta de soluções para problemas tão flagrantes como o que aqui discutimos.

Para aqueles que iniciam a viagem agora e também para os outros que já a iniciaram, saudamo-vos “Geração Al Gore”: Apertem os cintos recicláveis e boa viagem!

terça-feira, 17 de março de 2009

Mitos e factos Eólicos

1º Mito: Parques eólicos não reduzem as emissões de gases de efeito de estufa

Facto: Cada MWh produzido evita a produção de 1 tonelada de gases de efeito de estufa, alem de que uma turbina eólica de 2 megawatt reduz emissões de 6000 toneladas destes gases por ano;

2º Mito: Reduzir a quantidade de energia produzida por uma central de carvão, reduz a sua eficiência e provoca mais gases de efeito de estufa

Facto: A verdade é que estas estações podem reduzir as suas produções cerca de 20% afectando minimamente a sua eficiência.

3º Mito: Gasta-se mais energia para construir as turbinas eólicos do que aquela que é gerada por elas.

Facto: A energia gaste é totalmente recuperada pela quantidade gerada

4ª Mito: Os Parques eólicos não são credíveis

Facto: O gerador implementado na turbina armazena energia existindo sempre alguma reservada para uma eventual emergência. A previsão da velocidade do vento associada a uma boa localização da turbina, permite a obtenção de bons rendimentos energéticos.

5º Mito: Os parques eólicos provocam instabilidade nas redes eléctricas

Facto: O alargamento da rede eólica associada ao melhoramente da “previsão do vento” ajudarão a indústria eólica a disponibilizar mais energia na rede pública.

6º Mito: Parques eólicos não geram muita energia

Facto: No fim de 2005 existia uma capacidade energética de 59000 MW. A energia eólica tem ganho força por todo o mundo já tendo sido implementada em países como a China, Índia, Canada, em países europeus, entre outros. As turbinas eólicas conseguem actualmente converter 50% na energia gerada em electricidade, estando ainda em processos de evolução.

7ª Mito: As turbinas eólicas têm baixo ou nulo rendimento no tempo quente.

Facto: Informações provenientes das estações meteorológicas em várias locais mostram que a velocidade do vento é maior nas tardes de Verão do que nas manhãs.

8º Mito: Parques eólicos são caros e requerem financiamento do governo

Facto: A energia eólica não tem gastos ou riscos no fornecimento de petróleo, possui baixos custos de manutenção e não produz gases de efeito de estufa pelo que é uma fonte segura e competitiva de energia. Os governos apoiam qualquer investimento na área das energias renováveis.

9º Mito: Parques eólicos não criam postos de trabalho e não beneficiam a comunidade.

Facto: Globalmente, o sector eólicos já empregou 235000 pessoas, a maioria delas em cargos altamente qualificados.

10º Mito: Parques eólicos são barulhentos.

Facto: Apesar de as turbinas produzirem algum ruído, é possível conversar debaixo duma sem ter de elevar o tom de voz.

11º Mito: As turbinas eólicas afectam os ecossistemas, dizimando um grande numero de aves.

Facto: Durante a última década, conclui-se que os parques eólicos e a vida selvagem conseguem coexistir com sucesso. O impacto destas estruturas na vida selvagem é mínimo.

12º Mito: Os parques eólicos podem desencadear fogos

Facto: Tendo em conta que as ligações de alta voltagem e que os componentes inflamáveis estão debaixo da solo, o risco de ocorrência de fogo é muito reduzido.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estava a ver que não publicavam nada de novo! Tive medo que já tivessem desistido... Mas não! Só com persistência alcançam...
Este artigo está muito bom :D Deu para esclarecer algumas dúvidas que tinha relativamente à energia eólica e realmente apercebi-me que vivia na ignorancia xD isto de energias da panos para mangas...
A vossa casa vai incluir geradores eolicos? Era muito bom :D

Boa continuação

Anónimo disse...

Atenção ao mito 11, não se trata de um mito, é bem real que aves migratórias, principalmente, sejam afectadas pela torres eólicas.

Mais uma vez repito: Informem-se!